Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os exames e os testes intermédios no 1º ciclo

por Anabela, em 15.05.13

Como mãe de um aluno do 2ºano do 1º ciclo, estou a acompanhar esta fase escolar. A semana passada os meninos e meninas do 4º ano fizeram os exames, e os outros anos escolares não tiveram aulas, tiveram uma sessão de cinema fora da escola, pois aqueles exames exigiam que a escola estivesse em silêncio absoluto.

 

O meu filho vai ter daqui a uns dias os testes intermédios de português e matemática, e já anda a falar sobre o assunto, a fazer-me perguntas, a prepara-se, etc.. Chego a pensar se todo este aparato e pressão será bom para as crianças. O meu filho tem apenas 7 anos. Neste dia dos testes intermédios, ele vai estar a ser vigiado por um professor de fora e depois os testes vão ser corrigidos por outros professores. Além disso, não podem levar mochila, e há outras regras que ainda nem sei bem. Até pode ter algum beneficio, para que eles aprendam a lidar com a pressão, mas também tem os seus pontos menos bons, como por exemplo, eles ficarem enervados e não conseguirem enfrentar a pressão e isso se reflectir nas notas.

 

Como mãe fico preocupada. Espero que as crianças estejam tranquilas e que tudo corra bem!

publicado às 09:24


2 comentários

De Raquel a 15.05.2013 às 14:01

Olá!
O meu filho também foi dos que fez o exame do 4º ano. Na minha opinião, acho que ainda é muito cedo para os incumbir a este tipo de pressões. Existem muitas outras maneiras de se poder avaliar um aluno, sem que o obriguem a enfrentar este tipo de exames.
O ministério lembra-se deste tipo de coisas para que haja uma melhor formação das crianças, por outro lado o mesmo ministério não quer que reprovem os maus alunos no 1º ciclo porque vai desclassificar o agrupamento. Na escola do meu filho já não se reprova uma criança há muitos anos, será que agora só existem bons alunos?? Ao que vejo não me parece.
Vá-se lá entender o nosso Portugal.

De Anabela a 16.05.2013 às 09:44


Olá! Não sabia que agora não reprovavam os alunos...eu creio que na escola do meu filho até reprovam, há um menino que conheço que está a repetir o 2º ano, mas deve ser raro reprovarem. As pressões são mesmo desnecessárias, não havia necessidade, devia de haver uma forma mais leve ...

Comentar post




Página Vida de Mãe




COMENTáRIOS RECENTES

  • Raquel

    Pois! ;(

  • Raquel

    Certo, David. :)

  • David Marinho

    Alguns paizinhos é que não educam os filhos, infel...

  • A Hipster Chique

    Incrível... Uma realidade difícil de controlar...

  • K. Clara Branco

    ops...campo minado! xDConfesso que não sei bem com...

  • Heidiland

    As crianças têm umas saídas muito engraçadas.

  • Ligia Vieira

    Quais são as fraldas do continente que usas? Já us...

  • Sam

    Para quem gosta de redes sociais e quer ganhar uns...

  • familiavieiraribeiro

    O miúdo já foi exposto em demasia!!! Retiraram mas...

  • Raquel

    Mesmo e no que ainda estará por vir se assim conti...




calendário

Maio 2013

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Pesquisar

  Pesquisar no Blog